Igreja Presbiteriana

de Moçambique

Aguarde um pouco, estamos a cadastrar sua noticia!

Sociedades - 2024-06-14 15:06:39 -

SPJ prepara primeiro estudo presencial e feira de Gastronomia

A Sociedade Presbiteriana de Jovens (SPJ) ao nível da Igreja Presbiteriana de Moçambique (IPM) vai realizar, no dia 22 de junho, na Paróquia de Zilhalha, Presbitério de Umbeluzi Noroeste, o primeiro estudo bíblico presencial sobre Presbiterianismo e um debate sobre Africanidade.

O estudo bíblico presencial surge à margem de um projecto nascido no grupo do WhatsApp designado SPJ-IPM, que realizava estudos bíblicos todas as quartas e sextas-feiras de forma virtual, versando sobre temáticas relacionadas com os desafios da SPJ, crescimento espiritual, profissional e académico.

Edson Cau, representante da SPJ a nível nacional, avançou que a maior perspectiva do evento é maior, olhando para o actual contexto e impacto que os encontros gerais têm tido. Considerou ainda que este evento é diferente, pois não possui responsabilização colectiva de classificação como concursos e outros, tendo como objectivo a diversão aliada aos conhecimentos bíblicos.

Cau avançou que os estudos bíblicos vão ser o centro do programa porque, com a escolha do tema Presbiterianismo, visa trazer os aspectos ideológicos da IPM e saber falar e como se expressar sobre a identidade da Igreja, com o objetivo de atrair mais jovens, olhando para os desafios que o mundo enfrenta pela ausência da palavra. A SPJ decidiu fazer diferente com um tema bastante positivo, considerando que estar munido espiritualmente é a palavra de ordem.

No que tange ao tema sobre a Africanidade, a fonte disse que o foco é a troca de ideias sobre as questões culturais que de alguma forma criam barreiras. Esse debate vai ser fundamental para discutir como lidar com as origens sem ferir a fé e a união com Deus.

Sobre os oradores, Cau não avançou com nomes, mas lamentou o facto de no mesmo dia estar a realizar-se um evento da Sociedade Presbiteriana dos Homens, que visa eleger a nova mesa da direção geral dessa sociedade. No entanto, garantiu que os debates serão dirigidos por um líder religioso familiarizado com as matérias.

Cau considerou que o evento vai abranger ainda momentos de canto, poesia e atividades diversas que vão entreter os jovens no dia do evento, como é o exemplo da feira de gastronomia que vai decorrer no pátio da Igreja.

Para a realização do evento, a organização considera que teve vários desafios para garantir a logística, isso porque a sociedade não possui fundos e, de algum modo, foi necessário o uso de meios próprios para cobrir algumas necessidades básicas.

É de referir ainda que, no dia do evento, são esperados cerca de 200 a 300 participantes, desde Anciãos da Igreja, membros da SPJ e convidados, isso porque o evento está a ter uma recepção positiva desde o lançamento da iniciativa. Convidamos a todos a fazer parte desse evento que vai ser um marco para a história da SPJ.

Comentarios